Rio de Janeiro / RJ - sexta-feira, 29 de março de 2024

O QUE É COLPOSCOPIA (GENITOSCOPIA):

 

                   

É um exame que se faz do Colo Uterino, Vagina, Vulva, Períneo, Região Peri-Anal e Ânus, usando-se um aparelho, chamado COLPOSCÓPIO (que vem com lentes de aumento e filtros especiais, além de uma Microcâmera a ele acoplada), que mostra as lesões, causadas por doenças destas regiões, tais como: HPVAIDS, HERPES, CÂNCER, VAGINOSES, etc.

 São usadas algumas substâncias químicas que irão realçar estas lesões, dando informações importantes para um diagnóstico mais seguro.

Quando utilizamos um Monitor possibilitamos que a paciente acompanhe o exame e, neste caso, damos  o nome de Vídeocolposcopia ou Vídeogenitoscopia.

Pode-se usar também uma Máquina Fotográfica Digital para documentar com fotos o exame.

Através, então, da Colposcopia (Genitoscopia) ou Vídeocolposcopia (Vídeogenitoscopia) pode-se, também, realizar uma colheita de material para o  Exame Colpocitológico (Preventivo) e até uma biópsia, cujo material é enviado para Exame Anatomopatológico  ou  Histopatológico. A principal importância da Colposcopia ou Genitoscopia é, sem dúvida, a Prevenção e o Diagnóstico precoce do CÂNCER DE COLO UTERINO, formando com a  Citologia e o Histopatológico o TRIPÉ  CLÁSSICO. 

 

Não há contra-indicação da Colposcopia ou Genitoscopia durante a  GESTAÇÃO.

Pelo contrário, é uma das principais indicações, pois, neste período, pode-se diagnosticar o  CÂNCER DE COLO UTERINO, com mais frequência, além de outras doenças.